segunda-feira, 5 de setembro de 2016

RESENHA "A NOITE DAS BRUXAS", DE AGATHA CHRISTIE, ESCRITA POR VITÓRIA GALDINO


A noite das bruxas

Vitória Galdino
Estudante da E.E.E.F. José Pinheiro
No dia 25 de agosto, eu comecei a ler o livro "A noite das bruxas", escrito por Agatha Chistie. Os personagens principais são Ariadne Oliver, Hercule Poirot, Rowena Drake, Joyce Reynolds e sua amiga Miranda.


Em uma excursão para a Grécia, Ariadne Oliver conhece Judith Butler e elas se tornam amigas. Algum tempo depois, a Sra. Butler convida sua mais nova amiga para uma festa de Halloween. A anfitriã Rowena Drake pede a ajuda de algumas pessoas. No decorrer da ornamentação, a menina Joyce Reynolds (que também estava ajudando na decoração), afirma ter presenciado a um assassinato. Todos riram dela, achando que ela queria impressionar a Sra. Oliver (por ela ser autora de livros de crime). 

A festa começou, tudo correu bem, todos foram embora restando apenas a Sra. Drake, Olive, e Butler. Elas ficaram por ali conversando, quando se depararam com o cadáver de Joyce. Certamente morrera após alguém segurar sua cabeça por muito tempo em baixo da água. A Sra. Oliver horrorizada com o que vira, recorreu até a seu velho amigo detetive, já aposentado e lhe relata tudo o que viu, e despertou grande interesse no mesmo. A principio, todos pensavam que a menina tinha cometido suicídio, mas Ariadne logo se lembra do que Joyce havia falado mais cedo, alias, é meio suspeito uma pessoa dizer que viu um assassinato e horas depois de declarar isso morrer. 


O detetive Hercule Poirot toma gosto pelo caso e começa a investigar. Primeiro tenta descobrir que possível assassinato a menina poderia ter assistido. Com a ajuda de alguns amigos, ele obtém uma lista dos últimos assassinatos ocorridos na cidade. Ele fala com algumas pessoas que o encorajam a desistir do caso, pois Joyce não passava de uma grande mentirosa e podia ter inventado a história para chamar a atenção de Ariadne. Em algumas visitas a Sra. Oliver, ele conhece Miranda, filha da Sra. Butler, que apesar da pouca idade, aparenta ser bem inteligente. Miranda era amiga de Joyce e parecia saber muito mais que todos sobre os fatos que envolviam a morte da amiga. Poirot também fica sabendo de uma falsificação que também resulta em morte, e poderia ser o crime que Joyce presenciou.

Esse livro é ótimo. É o tipo de livro que te faz acordar as três horas da manhã para tweetar. A autora se expressa muitíssimo bem e nos deixa bastante curiosos para descobrir o que aconteceu. Você fica pensando: 'Quem matou Joyce?. Porque queriam silenciar ela? Realmente, um dos melhores livros que já li.


"Ding dong Dell, o gatinho está no poço"


Nenhum comentário:

Postar um comentário