sexta-feira, 2 de setembro de 2016

RESENHA " A MALDIÇÃO DO TITÃ", DE RICK RIORDAN, ESCRITA POR CAMILLY MIRANDA

   
           
Aluna Camilly Miranda
Estudante da E.E.E.F. José Pinheiro

           






O livro “A Maldição do Titã”, terceiro livro série Percy Jackson e os Olimpianos, escrito por Rick Riordan, conta como os campistas e as caçadoras sairão em missão para resgatar Annabeth e a deusa Ártemis capturada enquanto caçava um animal selvagem que foi esquecido com o tempo e agora sua existência ameaça a destruição dos Deuses.






Deusa Ártemis
         O acampamento Meio-sangue, lugar onde semideuses estão seguros e treinam para se fortalecer, está recrutando semideuses se preparando para uma possível guerra contra Cronos que está ganhando aliados e ficando mais forte. Sátiros (tem o corpo metade humano e metade bode) foram espalhados nas escolas para encontrarem possíveis meio-sangues. Grover é um Sátiro amigo de Percy Jackson. Ele pediu que mandassem ajuda para uma escola militar. Grover encontrou dois semideuses. Eles eram irmãos: Nico Di Angelo de 10 anos e Bianca Di Angelo de 12 anos. Uma Mantícora, um monstro com cabeça de homem, corpo de leão e cauda de escorpião queria os irmãos para leva-los ao “general”, mas foi impedido por Thalia, a filha de Zeus, por Annabeth a filha de Atena, por percy o filho de Poseidon, Grover e as caçadoras de Ártemis e a própria deusa Ártemis. A Mantícora caiu de um penhasco com Annabeth junto. 




          Os mais poderosos monstros que não são vistos a milhares de anos estão acordando. A Deusa da Caça Ártemis, saiu sozinha para caçar o mais importante de todos os monstros que pode causar a queda do Olimpo, mas ela foi atraída para uma armadilha e foi capturada.

           No acampamento, o Oráculo - uma múmia idosa que ficava sentada perto da janela do sótão da casa grande - revelou uma profecia que dizia que “a oeste cinco campistas e caçadores buscariam a Deusa acorrentada, um se perderia na terra ressecada, a desgraça do olimpo apontaria o caminho, a maldição do titã um iria sustentar e pela mão do pai um iria morrer”. A missão de resgatar Ártemis foi atribuída para Thalia, Grover, Zoe e Bianca, Percy os seguiu até meio caminho escondido depois se juntou a eles para a batalha. Eles teriam uma semana para salvar a deusa Ártemis para ela comparecer ao conselho dos deuses. Juntos enfrentaram o leão de Neméia. Ele era enorme tinha a pele dourada e impenetrável, garras prateadas. Para enfrentar o leão e destruí-lo precisavam trabalhar juntos.


       Após lutarem e vencerem o Leão de Neméia. Eles tiveram que fugir, pois o general mandou homens com pele cinza, olhos amarelos e através da pele via-se o esqueleto como um raio x. Os homens-esqueletos (assim Percy os chamava) os caçariam até matarem o seu alvo. Eles fugiram pegando o trem no metrô e trocando de trem várias vezes para despistar os homens-esqueletos. Pararam em uma pequena cidade entre as montanhas onde compraram comida para continuar viajando para o Oeste. E por um momento eles sentiram a presença do deus da natureza Pã, que está sumido a mais de um milênio. Ele mandou uma “benção” para ajudar: era um Javali selvagem, se eles conseguissem montá-lo, poderiam chegar mais rápido ao seu destino. Quando Thalia , Percy, Zoe, Bianca e Grover ficaram cercados e não tinham como fugir, o javali selvagem jogou os homens esqueletos para longe. E trabalhando juntos montaram no Javali.


        Com a ajuda do Javali chegaram a um lugar deserto, com um pequeno povoado. Durante à noite, cansados pararam para se aquecer e dormir um pouco. E conversando um pouco descobriu que Nico e Bianca passaram algumas semanas no hotel e cassino Lótus antes de irem estudar em Westover hall. Dois anos atrás Percy, Grover e Annabeth passaram algumas horas nesse hotel e quando saíram tinha se passado 5 dias, ou seja, Nico e Bianca são de outra época.                                               
                                                                                          
       Na estrada, apareceu do nada de dentro de um carro Ares, o Deus da guerra, e disse que ela queria conversar a sós com Percy. Era Afrodite, a deusa da beleza e do amor. Ela disse que o amor conquista tudo, para percy se concentrar em salvar Annabeth e esquecer a deusa Ártemis. Também aconselhou a eles que quando chegassem ao ferro velho de Hefesto não pegassem em nada.

         No ferro velho tinha objetos que não serviam mais aos deuses ou objetos amaldiçoados. Tinha cavalos de bronze quebrados, partes de estátuas humanas, carruagens destruídas, escudos e espadas de ouro e bronze empilhados. Para não se perder, seguiram em direção a estrela ursa maior para oeste. Ao chegarem na saída do ferro velho, foram surpreendidos por um  gigante de metal criado por Hefesto e estava ali para evitar que alguém roubasse algo. Bianca pegou uma pequena estátua que pensou que Nico gostaria. Percy teve a ideia de entrar no mecanismo de controle do gigante. Bianca se voluntariou para ir por ser culpa dela o gigante ataca-los. Ela entrou no gigante de metal e percy, Zoe Grover e Thalia continuaram se defendendo. O gigante se descontrolou e começou a bater nele mesmo. Partes do gigante começaram a cair: o braço, a perna depois o peitoral da armadura grega que usava até desmoronar por completo. Quando finalmente a fumaça abaixou, chamaram por Bianca e ela não respondeu.     




      E agora, Eles conseguiriam resgatar Ártemis a tempo? Será que Bianca morreu? E Annabeth, ainda estará viva? Que maldição é essa que um deve sustentar?  E quem será que morrereu pela mão do pai? Que animal é esse que tem o poder suficiente para ameaçar o Olimpo?

         O livro tem bastante mistério, novos personagens, aventura e um pouco de humor. A pessoa está lendo e começa a rir de besteira. Eu gostei muito do livro, mas teve personagens que eu achei que não precisavam morrer. Talvez o personagem fosse chato, às vezes, mas na hora da morte a pessoa para e pensa “ela (ou ele) não deveria morrer”. E quando você pensa que as surpresas acabaram, ainda tem mais revelações o que deixa o leitor curioso com o rumo que a história vai tomar nos próximos livros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário