sexta-feira, 23 de setembro de 2016

RESENHA "A BATALHA DO LABIRINTO", DE RICK RIORDAN, ESCRITA POR CAMILLY MIRANDA

Camilly Miranda
Estudante da Escola José Pinheiro

O livro “A Batalha do Labirinto”, é o quarto livro da série Percy Jackson e os Olimpianos, escrito por Rick Riordan. Ele fala como Percy Jackson, ao lado de seus amigos, terá que impedir que o acampamento seja invadido pelo exército de Cronos, através do labirinto de Dédalo.



     
Empusa
Percy foi atacado por duas Empousas, na nova escola indicada pelo namorado de sua mãe. E com a ajuda da mortal Rachel Elizabeth Dare, que consegue enxergar através da névoa, Percy fugiu das Empousas. Junto á Annabeth Chase, voltou para o acampamento meio-sangue localizado na Costa Norte de Long Island (Montauk). Um lugar para semideuses.


       Grover, um sátiro amigo de Percy, que tem o sonho de encontrar o deus da natureza Pã, passou os últimos meses procurando pele deus, mas não teve sucesso na busca e agora o conselho do Casco Fendido iria decidir se Grover merecia continuar sua busca. O Conselho do Casco Fendido é formado por três velhos sátiros barrigudos Sileno, Maronn, Leneu e Quíron como um membro honorário. Eles decidiram ceder uma semana para Grover encontrar o deus, depois deveria desistir de sua busca.


        Percy e Annabeth descobriram uma passagem para o labirinto no centro do acampamento, no Punho de Zeus (um conjunto de rochas que vistas do ângulo certo parece um punho fechado e recebeu o nome de “Punho de Zeus” com uma homenagem ao próprio deus). O labirinto é uma construção subterrânea com infinitos caminhos que se deslocam de lugar em lugar para desorientar quem entra nele.

         Cronos, o titã feito em pedaços foi jogado no tártaro pelos deuses olimpianos, mas está se reerguendo e planeja destruir o Olimpo. Seu primeiro passo é atacar o acampamento e destruir os heróis que combatem em defesa dos olimpianos desde os tempos antigos.

          Annabeth Chase , filha de Atena ( a deusa da sabedoria ), lidera a missão de deter o exército de Crono antes que consigam uma forma de se orientar dentro do labirinto. Para isso, precisariam encontrar o criador do labirinto: um magnífico inventor chamado Dédalo, semideus filho de Atena, um artista e um arquiteto que sumiu há mais de dois milênios e a única pista é que ele ainda esteja vivo se escondendo no centro do labirinto. Annabeth pediu a Quíron que na missão, além dela fosse Percy, Tyson, um jovem ciclope irmão de Percy, e Grover. Quíron autorizou, mas disse que era perigoso, pois nas missões sempre foram mandados três campistas, três é o número sagrado para os Gregos, os três grandes deuses, as três fúrias, os três juízes do tártaro, as três parcas, sempre foi “três”, e no verão passado cinco saíram em missão, mas apenas três voltaram vivos.

       
Depois que entraram no labirinto, andarem quilômetros e ficarem perdidos, encontraram-se com Jano, um dos deuses menores. Jano era o deus das portas, dos começos, dos fins e das escolhas. Jano induziu Annabeth a fazer uma escolha que poderia mudar completamente o futuro tanto para o bem quanto para o mal, mas antes que ela escolhesse, a deusa Hera interrompeu e mandou que Jano fosse embora. Hera é a deusa do matrimônio, rainha dos céus, mulher de Zeus. Ela é alta e elegante com longos cabelos cor de chocolate, trançados com fitas de ouro. Hera aconselhou que eles procurassem Hefesto, o deus do fogo, dos ferreiros e artesões, talvez ele os ajudasse na busca por Dédalo.

Após o encontro com Hera, eles continuaram sua procura. Entraram em uma passagem e saíram em uma ilha chamada Alcatraz, perto de São Francisco. Na ilha, encontraram um centímano chamado Briareu. Ele tem esse nome “centímano” por ter uma centena de mãos no corpo, e são tão altos que alcançam o céu e podem partir montanhas. Briareu estava muito assustado com medo de Campe. Campe era a “carcereira” que “cuidava” dos ciclopes e centímanos durante a guerra dos titãs. Eles não conseguiram convencer Briareu a ajuda-los. Ele estava muito assustado.


      No labirinto, continuaram indo em frente até se esbarrarem com uma saída que os levou até uma fazenda.  Na fazenda, tinha um rancho onde trabalhava um vaqueiro chamado Eurítion, um semideus filho de Ares. Ele era comandado por um velho chamado Geríon. No rancho, eles encontraram Nico Di Angelo, filho de Hades, que ainda culpava Percy pela morte de sua irmã Bianca, que morreu no último verão. Nico estava tentando ressuscitar Bianca. Geríon armou para Percy e seus amigos e até mesmo para Nico, prendendo-os e disse que os entregaria a Cronos. O que era ruim, pois se Cronos usasse os poderes de Nico como filho do deus do Tártaro (mundo inferior) poderia adiantar bastante seus planos para destruir o Olimpo.


      E agora, como vão escapar de Geríon? O que vai acontecer com eles? Será que encontrarão Hesfesto? E ele poderá ajudar na busca para encontrar Dédalo? Será esse o fim do domínio dos deuses?

     Eles estão crescendo e depois de três anos juntos na saga, enfrentando situações perigosas, estão começando a despertar algo mais que só amizade entre Percy e Annabeth . Será que vão viver para ficarem juntos depois?



   

Eu recomendo o livro por ter uma história divertida. Porque  depois que conhece os personagens, que saber que escolhas  eles irão tomar a cada nova aventura e cria expectativas quanto ao que pode vir a acontecer com os personagens. Acho que de todos os livros, esse foi o que teve mais obstáculos para os personagens, por que uns quase morreram...


Nenhum comentário:

Postar um comentário