quarta-feira, 28 de setembro de 2016

RESENHA "ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS", DE LEWIS CARROLL, POR DANIEL SILVA

Alice no País das Maravilhas: que maravilha!

Daniel Silva
Estudante da Escola José Pinheiro

O livro que li tem por título "Alice no País das Maravilhas". Quem escreveu essa divertida história foi o escritor Lewis Carroll, que sempre será eterno em nossos corações. Fazer uma resenha sobre Alice no  País das Maravilhas realmente é muito prazeroso. Mas vamos lá!



O livro conta a história de uma garota chamada Alice que está com sua irmã lendo um livro, quando aparece um coelho, ao segui-lo, Alice cai num buraco que ela descobre ser uma passagem para o país das maravilhas.


Alice conhece um gato de Cheshire, uma Lagarta sábia e fumante, um Chapeleiro bem maluco, entre outros personagens que fazem parte dessa divertida história.


Eu gostei deste livro, porque é repleto de fantasias bem legais. As qualidades e defeitos que gostei dos personagens foram: 

Alice é bonitinha, chata, corajosa, inteligente, determinada e outras coisas.


O gato de Cheshire...Ahhh!! Ele tem aquele sorriso que todos adoram e é bem divertido, também gostei de sua forma de desparecer.


A Lagarta é bem sábia, legal, só que eu achei ela um pouco arrogante.


O Chapeleiro maluco é muito doidão, legal, amigo e só gosta de dar tocos nas pessoas. Tipo eu na vida rsrsrs...



Quando Alice entra na toca do coelho que ela vai caindo, caindo, ela chega no final e cai em algumas folhas e acha uma chave, mas no salão onde ela estava as fechaduras das portas eram muito grande para o tamanho da chave, no entanto ela acha uma portinha pequena que a chave cabe na fechadura, ela abre a porta e ver que dar acesso para um belo jardim.



Porém percebe que seu tamanho é muito grande para entrar na passagem, Alice vê um líquido que tem no rótulo: beba-me. Ela não pensa duas vezes e o bebe. Ela encolhe mais não consegue pega a chave, pois estar em uma mezinha, ela tenta subir, porém desliza, então ela acha um bolo então ela come e fica chorando, porque ela não cresce novamente.

Gostei também quando o Coelho Branco confunde com uma tal de Mariana e a manda buscar algumas coisas em sua casa. Alice vai e lá encontra outro líquido e fica grande novamente, em seguida o coelho chega e é bem legal. Mais Alice não fica de seu tamanho normal.

Ela entra no jardim e lá procura uma coisa para crescer mais um pouco, mas só acha um cogumelo de sua altura e em cima tem uma lagarta  dar alguns conselhos para Alice, depois ela encontra um pombo bem chatinho.



Também gostei quando Alice vai até um chá maluco e lá estão o chapeleiro maluco, um esquilo bem dorminhoco e uma lebre bem esquisita. Gostei quando o esquilo vai contar uma história e fica atrapalhando.


No próximo capitulo Alice vê três jardineiros pintando de vermelho algumas rosas brancas, ela vai até eles e pergunta por que eles estão pintando e eles dizem que é porque a Rainha mandou plantar uma roseira vermelha e eles plantaram uma roseira branca.


Outra parte também interessante foi quando Alice vai a um julgamento para saber quem roubou as tortas e ela é a terceira pessoa a depor e o Rei está culpando o valete e eles tentam descobrir quem roubou e é bem legal.

Agora o que será que acontece com Alice e com sua irmã e com todos os personagens?

Obs: Eu entendi que não devemos nunca julgar um livro pela capa.


sexta-feira, 23 de setembro de 2016

RESENHA "A BATALHA DO LABIRINTO", DE RICK RIORDAN, ESCRITA POR CAMILLY MIRANDA

Camilly Miranda
Estudante da Escola José Pinheiro

O livro “A Batalha do Labirinto”, é o quarto livro da série Percy Jackson e os Olimpianos, escrito por Rick Riordan. Ele fala como Percy Jackson, ao lado de seus amigos, terá que impedir que o acampamento seja invadido pelo exército de Cronos, através do labirinto de Dédalo.



     
Empusa
Percy foi atacado por duas Empousas, na nova escola indicada pelo namorado de sua mãe. E com a ajuda da mortal Rachel Elizabeth Dare, que consegue enxergar através da névoa, Percy fugiu das Empousas. Junto á Annabeth Chase, voltou para o acampamento meio-sangue localizado na Costa Norte de Long Island (Montauk). Um lugar para semideuses.


       Grover, um sátiro amigo de Percy, que tem o sonho de encontrar o deus da natureza Pã, passou os últimos meses procurando pele deus, mas não teve sucesso na busca e agora o conselho do Casco Fendido iria decidir se Grover merecia continuar sua busca. O Conselho do Casco Fendido é formado por três velhos sátiros barrigudos Sileno, Maronn, Leneu e Quíron como um membro honorário. Eles decidiram ceder uma semana para Grover encontrar o deus, depois deveria desistir de sua busca.


        Percy e Annabeth descobriram uma passagem para o labirinto no centro do acampamento, no Punho de Zeus (um conjunto de rochas que vistas do ângulo certo parece um punho fechado e recebeu o nome de “Punho de Zeus” com uma homenagem ao próprio deus). O labirinto é uma construção subterrânea com infinitos caminhos que se deslocam de lugar em lugar para desorientar quem entra nele.

         Cronos, o titã feito em pedaços foi jogado no tártaro pelos deuses olimpianos, mas está se reerguendo e planeja destruir o Olimpo. Seu primeiro passo é atacar o acampamento e destruir os heróis que combatem em defesa dos olimpianos desde os tempos antigos.

          Annabeth Chase , filha de Atena ( a deusa da sabedoria ), lidera a missão de deter o exército de Crono antes que consigam uma forma de se orientar dentro do labirinto. Para isso, precisariam encontrar o criador do labirinto: um magnífico inventor chamado Dédalo, semideus filho de Atena, um artista e um arquiteto que sumiu há mais de dois milênios e a única pista é que ele ainda esteja vivo se escondendo no centro do labirinto. Annabeth pediu a Quíron que na missão, além dela fosse Percy, Tyson, um jovem ciclope irmão de Percy, e Grover. Quíron autorizou, mas disse que era perigoso, pois nas missões sempre foram mandados três campistas, três é o número sagrado para os Gregos, os três grandes deuses, as três fúrias, os três juízes do tártaro, as três parcas, sempre foi “três”, e no verão passado cinco saíram em missão, mas apenas três voltaram vivos.

       
Depois que entraram no labirinto, andarem quilômetros e ficarem perdidos, encontraram-se com Jano, um dos deuses menores. Jano era o deus das portas, dos começos, dos fins e das escolhas. Jano induziu Annabeth a fazer uma escolha que poderia mudar completamente o futuro tanto para o bem quanto para o mal, mas antes que ela escolhesse, a deusa Hera interrompeu e mandou que Jano fosse embora. Hera é a deusa do matrimônio, rainha dos céus, mulher de Zeus. Ela é alta e elegante com longos cabelos cor de chocolate, trançados com fitas de ouro. Hera aconselhou que eles procurassem Hefesto, o deus do fogo, dos ferreiros e artesões, talvez ele os ajudasse na busca por Dédalo.

Após o encontro com Hera, eles continuaram sua procura. Entraram em uma passagem e saíram em uma ilha chamada Alcatraz, perto de São Francisco. Na ilha, encontraram um centímano chamado Briareu. Ele tem esse nome “centímano” por ter uma centena de mãos no corpo, e são tão altos que alcançam o céu e podem partir montanhas. Briareu estava muito assustado com medo de Campe. Campe era a “carcereira” que “cuidava” dos ciclopes e centímanos durante a guerra dos titãs. Eles não conseguiram convencer Briareu a ajuda-los. Ele estava muito assustado.


      No labirinto, continuaram indo em frente até se esbarrarem com uma saída que os levou até uma fazenda.  Na fazenda, tinha um rancho onde trabalhava um vaqueiro chamado Eurítion, um semideus filho de Ares. Ele era comandado por um velho chamado Geríon. No rancho, eles encontraram Nico Di Angelo, filho de Hades, que ainda culpava Percy pela morte de sua irmã Bianca, que morreu no último verão. Nico estava tentando ressuscitar Bianca. Geríon armou para Percy e seus amigos e até mesmo para Nico, prendendo-os e disse que os entregaria a Cronos. O que era ruim, pois se Cronos usasse os poderes de Nico como filho do deus do Tártaro (mundo inferior) poderia adiantar bastante seus planos para destruir o Olimpo.


      E agora, como vão escapar de Geríon? O que vai acontecer com eles? Será que encontrarão Hesfesto? E ele poderá ajudar na busca para encontrar Dédalo? Será esse o fim do domínio dos deuses?

     Eles estão crescendo e depois de três anos juntos na saga, enfrentando situações perigosas, estão começando a despertar algo mais que só amizade entre Percy e Annabeth . Será que vão viver para ficarem juntos depois?



   

Eu recomendo o livro por ter uma história divertida. Porque  depois que conhece os personagens, que saber que escolhas  eles irão tomar a cada nova aventura e cria expectativas quanto ao que pode vir a acontecer com os personagens. Acho que de todos os livros, esse foi o que teve mais obstáculos para os personagens, por que uns quase morreram...


quarta-feira, 21 de setembro de 2016

RESENHA DA TRILOGIA "A SELEÇÃO", DE KIERA CASS, ESCRITA POR VITÓRIA GALDINO

A Seleção - Trilogia 
Vitória Galdino
Estudante da Escola José Pinheiro

Eu li os liros; "A Seleção", "A Elite" e "A Escolha", escrito por Kiera Cass. A história gira em torno de America Singer. Ela era uma garota da casta cinco. (Castas são linhas imaginárias que dividem as pessoas). Ela trabalhava como artista e tinha quatro irmãos. O príncipe Maxon completou 18 anos e começou uma Seleção. Foi mandado um formulário para todas as garotas do país. America recebe um e se recusa a participar, ela não queria ir, porque não gostava do príncipe e tinha um namorado chamado Aspen (mas ninguém sabia).



Ela termina com Aspen e vai para o palácio. America se torna amiga do príncipe e das outras selecionadas. No palácio, ocorriam ataques terroristas e após um deles o príncipe manda vinte e nove garotas para casa e passa da seleção para a Elite. America e Maxon se apaixonam, mas ela fica confusa depois de ver Aspen como guarda no palácio. Ela não acredita no amor de Maxon, porque ele tem que dar atenção as outras cinco garotas e America não aguenta a opressão do Rei em cima dela. America passa a se encontrar com Aspen escondida, pois se fossem descobertos, seriam açoitados. America é quase mandada embora, mas Maxon a deixa ficar. Depois disso, ela decide acabar de vez o relacionamento com Aspen e lutar por Maxon.



Com o passar dos messes, America ganha aliados: A princesa da Itália e os rebeldes do norte que queriam ajudar a acabar com as lutas. America e Maxon se envolvem em grandes perigos e ocorrem algumas mortes.

Maxon até então, não sabia sobre Aspen e decide pedir America em casamento. Ele só não havia pedido a mão dela antes, porque ela não tinha falado três palavras mágicas. (Tudo ia ser arruinado por causa de três palavras: que aperto no coração!). Depois do pedido, ela diz que o ama. Eles passam a noite juntos. Pela manhã, Maxon faz cócegas em America e ela grita fazendo um guarda entrar no quarto. Ela demora um pouco a reconhecer ele, mas o guarda era Aspen, que depois de ver a cena saiu arrasado.


Maxon também se despede e sai. America se sente na obrigação de dar uma explicação a Aspen. Ela estava bem perto de Aspen, quando Maxon passou e toda essa intimidade, muda de ideia sobre sua escolha, ou seja, desistiu do pedido de casamento.

E agora o que será da nova princesa?



Eu gostei muito desse livro, porque ele não é o que aparenta ser. Você vê um livro com uma capa de princesa, mas no livro acontecem coisas terríveis como mortes, invasões e tiroteios o que cria uma grande contradição. Eu indico este livro, porque você vai amar a história e sofrer com os fatos.


" MÃO   NA     ORELHA   QUANDO   PUDER"

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

RESENHA DO LIVRO "ATRÁS DO ESPELHO", DE A. C. HOWARD, ESCRITA POR DANYEL SILVA


Daniel Silva
Estudante da Escola José Pinheiro


O livro que li tem por título "Atrás do espelho", que é a continuação de "O lado mais Sombrio" e quem escreveu esse romance fantástico foi a escritora  A. C. Howard, que hoje em dia continua morando em Amarello no Texas.

No entanto, o intra-terreno manipulador Morfeu, que também é um sedutor, não aceita que ela negue seu legado e Alyssa vai ter que encontrar uma forma de manter o equilíbrio  sobre as duas dimensões ou perder tudo que mais ama.
A história começa com Alyssa na aula de artes. Depois ela vai até Jeb numa rua onde eles iam quando criança e é lá onde tudo começa. Morfeu provoca uma tempestade que afoga Alyssa e Jeb tenta salva-la mais não consegue, por causa disso Alyssa vai pra o hospital e é muito bom.

Agora vamos as qualidades dos personagens: Morfeu, oh! Ele é muito não sei, muito massa. Alyssa é linda, corajosa e outras coisas mais e Jeb é um pouco sem sal, mas eu gosto do bichinho, kkkk. Em relação a Alisson, agora que eu passei a conhece-la melhor. Ela também é bem legal, principalmente na forma dela saber mentir (velho é  impressionante).


As partes que eu gostei desse livro foram muitas, mas eu vou citar algumas: Quando Jeb vai embora e volta de sua mini viagem. Quando Alyssa e Jeb fazem tatuagem. Essa menina é louca, kkk. Sim eles já estão namorando contei. Teve o momento quando Morfeu provoca uma inundação que leva Alyssa para o país das maravilhas e quando chega lá,  ela vê que o lugar esta ficando um caos e que a Rainha Vermelha esta tentando destruir tudo e Morfeu quer ela para ajudar a combater a rainha vermelha, depois Morfeu a prende e ela acorda no hospital.

Agora Alyssa sai do hospital  e no outro dia vai à escola, pois descobre que o carinha que ajudou Jeb a salva-la do túnel é Morfeu que se passa por um estudante na Inglaterra. Ele rouba a identidade de um drogado e o leva para o país das maravilhas.


Também quando os mosaicos de Alyssa somem e quando ela e Morfeu voam até a linha do trem e ficam presos, e se soltando voltam pra casa. Alyssa percebe que sua mãe não esta  e que tem espelhos quebrados, mas ela não entrou não. Outra momento interessante também foi quando Alyssa bota o despertador  para 18:45  horas, para levar o rabido de volta para o país, mas acaba colocando as 06:45 da manha, kkk, que demente. Alyssa por acidente faz com que o ginásio pegue fogo e o baile é transferido para o submundo, porém ela é impedida de participar e também é suspensa.





Quando Alyssa esta no ginásio, ela fica pensando quando dançava com Morfeu e imaginava como seria se eles dançassem  no inferno ardente. Essa menina tem noção? Alyssa vai atrás de Jeb e acha ele no estúdio desmaiado e vê as pinturas que ele fez durante à noite. Quando está conversando com Morfeu e Marfim descobre que a irmã dois esta no reino humano e também a Vermelha. Jeb sabe de tudo e Al, sua mãe arma um plano para derrotar a vermelha. Jeb e Morfeu formam um plano para derrotar a vermelha, eles se fantasiam e vão  até o baile. Eles planejam tudo e entram. A irmã dois fura a mão de Alyssa, mas ela bloqueia e não é muito grave.





A Vermelha leva Morfeu, Jeb e Alyssa, e quando Alyssa  vai impedir, os espelhos quebram e a fura. Agora o que  será que acontece com todos eles? Voltam? Como fica Alyssa e seu pai? Toclar e Jen, não sei, vamos ver depois. Quem leu "O Lado Mais Sombrio" deveria ler também "Atrás do espelho" que também é muito legal mesmo.

Eu gostei de tudo, muito bom mesmo!






sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Resenha do livro ‘Colin Fischer’’ de Ashley Edward Mille e Zack Stentz.


Pedro Henrique
Estudante da Escola José Pinheiro
Eu li o livro ‘’ Colin Fisher’’ de Ashley Edward Mille e Zack Stentz. ELE Fala de um garoto E seu primeiro ano no colégio West Valley. ELE não era de fazer amigos, pois ele era solitário. Colin também não gostava da cor Azul, então Colin entrou no banheiro E não percebeu que tinha um garoto atrás dele, pegou a sua cabeça e enfiou no vaso sanitário ALÉM DE EXPLORAR O SEU TRAUMA CONTRA AZUL.

Então Colin foi para casa todo molhado. Quando Colin foi entrando dentro de casa, seu Irmão perguntou se ele teve um encontro no vaso sanitário. No outro dia, no colégio West Valley, Colin estava um pouco assustado. Uma garota chamada Melissa decidiu o ajudar. então ela começou a conversar com ele e deu seu nÚmero  de celular para Colin. 

Dentro da sala de aula, o professor de Matemática fez uma pergunta, e Colin levantou a sua mão para responder. O professor demorou um pouco para dar a vez a Colin. Um celular começou a tocar dentro da sala e se desligou quando Colin foi responder, começou a tocar e maIs alto. Colin começou a gritar e foi RÁPIDO para a diretoria. o professor achou o celular mas não dava para saber quem era.

Depois de alguns dias, Melissa estava FAZENDO ANIVERSÁRIO, quando o menino que enfiou a cabeça de Colin no vaso sanitário, QUE se chamava Wayne, acabou passando por um problema. garoto chegou perto e deu um tapa no pedaço de bolo. Todos foram para a cantina olhar a confusão, então dispararam um tiro e todos correram para fora. Colin ficou investigando o que aconteceu.

Depois de alguns dias, Colin teria que frequentar a aula de Educação física e não gostava das aulas de Educação, mas teria que frequentar. Depois de muitos acontecimentos na escola, Colin foi investigar Wayne e foi até a casa dele. Colin escutou um grito de Wayne brigando com seu Padrasto, então Wayne foi caminhando com Colin até um parque. Eles entraram em uma casa e Colin teria que criar um novo Nome, mas Colin tinha um defeito: ele não aguentava o barulho. para o azar de Colin, um garoto botou o som da TV no último volume e Colin acabou tendo uma crise de pânico. Colin e Wayne acabaram entregando Colin. Por sorte, eles conseguiram fugir e Wayne foi para casa. Colin ligou para seu pai ir bucar.

Depois de muitos dias, o professor de Educação Física ordenou que todos os alunos fossem limpar o colégio WAST Valley, e deu uma escova para cada um e Colin ficou pensando por onde começar.

Colin foi para a cantina. Ele foi limpar o banheiro. quando Colin estava terminando, Entrou dois garotos e começaram a conversar, então um dos garotos já era conhecido, seu nome era Eddie. Colin percebeu que um dos garotos entrou no banheiro e começou a chorar. no final do dia, Colin tinha percebido que tinha tirado Wayne do julgamento da arma, mas não percebeu que tinha feito um grande amigo.

Se vocês quiserem saber o final do livro, leiam e saibam o final desta história. Eu recomendo este ótimo livro, porque é uma história que fala da superação de um menino que buscou ultrapassar seus próprios limites.    



segunda-feira, 5 de setembro de 2016

RESENHA "A NOITE DAS BRUXAS", DE AGATHA CHRISTIE, ESCRITA POR VITÓRIA GALDINO


A noite das bruxas

Vitória Galdino
Estudante da E.E.E.F. José Pinheiro
No dia 25 de agosto, eu comecei a ler o livro "A noite das bruxas", escrito por Agatha Chistie. Os personagens principais são Ariadne Oliver, Hercule Poirot, Rowena Drake, Joyce Reynolds e sua amiga Miranda.


Em uma excursão para a Grécia, Ariadne Oliver conhece Judith Butler e elas se tornam amigas. Algum tempo depois, a Sra. Butler convida sua mais nova amiga para uma festa de Halloween. A anfitriã Rowena Drake pede a ajuda de algumas pessoas. No decorrer da ornamentação, a menina Joyce Reynolds (que também estava ajudando na decoração), afirma ter presenciado a um assassinato. Todos riram dela, achando que ela queria impressionar a Sra. Oliver (por ela ser autora de livros de crime). 

A festa começou, tudo correu bem, todos foram embora restando apenas a Sra. Drake, Olive, e Butler. Elas ficaram por ali conversando, quando se depararam com o cadáver de Joyce. Certamente morrera após alguém segurar sua cabeça por muito tempo em baixo da água. A Sra. Oliver horrorizada com o que vira, recorreu até a seu velho amigo detetive, já aposentado e lhe relata tudo o que viu, e despertou grande interesse no mesmo. A principio, todos pensavam que a menina tinha cometido suicídio, mas Ariadne logo se lembra do que Joyce havia falado mais cedo, alias, é meio suspeito uma pessoa dizer que viu um assassinato e horas depois de declarar isso morrer. 


O detetive Hercule Poirot toma gosto pelo caso e começa a investigar. Primeiro tenta descobrir que possível assassinato a menina poderia ter assistido. Com a ajuda de alguns amigos, ele obtém uma lista dos últimos assassinatos ocorridos na cidade. Ele fala com algumas pessoas que o encorajam a desistir do caso, pois Joyce não passava de uma grande mentirosa e podia ter inventado a história para chamar a atenção de Ariadne. Em algumas visitas a Sra. Oliver, ele conhece Miranda, filha da Sra. Butler, que apesar da pouca idade, aparenta ser bem inteligente. Miranda era amiga de Joyce e parecia saber muito mais que todos sobre os fatos que envolviam a morte da amiga. Poirot também fica sabendo de uma falsificação que também resulta em morte, e poderia ser o crime que Joyce presenciou.

Esse livro é ótimo. É o tipo de livro que te faz acordar as três horas da manhã para tweetar. A autora se expressa muitíssimo bem e nos deixa bastante curiosos para descobrir o que aconteceu. Você fica pensando: 'Quem matou Joyce?. Porque queriam silenciar ela? Realmente, um dos melhores livros que já li.


"Ding dong Dell, o gatinho está no poço"


sexta-feira, 2 de setembro de 2016

RESENHA "O LADO MAIS SOMBRIO", DE A. L. HOWARD, ESCRITA POR DANIEL SILVA

Aluno Daniel Silva
Estudante da E.E.E.F. José Pinheiro
  O livro que irei resenhar tem por título "O lado mais sombrio", quem escreveu este romance fantástico foi A. L. Howard, que nos dias de hoje mora no Texas. 

Essa história conta a vida de uma garota chamada Alysse Ladner, que tem em sua mente alucinações. Isso é comum nas mulheres de sua família, pois, sua avó morreu e sua mãe está presa em um sanatório por causa de sua loucura. Para conseguir o que quer, Alyssa vai ter que desvendar mistérios, enfrentar monstros e principalmente não ter medo de nada, nem de sua loucura hereditária. Por isso, no livro, Alyssa tem que ir até a toca do coelho, em Londres, e acabar com essa maldição de uma vez por toda.



O lado mais sombrio é como se fosse a releitura de Alice no País da Maravilhas. Nessa leitura, tem dois mundos: O Real e o Fantástico. Uma coisa que me chamou muito atenção foi o que aconteceu com a mãe de Alison “Mãe de Alyssa” outra parte também foi quando Alyssa e Jeb estão no banquete de festas. E também quando troca conversa com Alyssa.


As qualidades que adorei dos personagens, começando por Alyssa são: ela é uma garota corajosa, determinada, tímida às vezes, bonita e outras coisas. Morfeu é inteligente, engraçado, bem corajoso e etc. Jeb é como Alyssa, do mesmo jeito, super protetor, bem humorado, companheiro, corajoso, resumindo ele é pau para toda obra.



O que eu gostei foi a parte que Jeb e Alyssa se beijam, mas não gostei a parte que Morfeu chega e interrompe, por que assim Alyssa está dividida entre Jeb e Morfeu. Ambos têm virtudes diferentes, mas eu acho que Alyssa deve ficar com Jeb. Não sei ao certo, mas é minha opinião. O que gostei também foi quando Alyssa está fugindo de um das irmãs Twid é bem igualzinho.


Bem, gostei dos estilos de Alyssae Jeb como: as roupas descoladas e suas expressões de falar no livro. Pode ser que Alyssa seja rainha ou não, que ela volte para o mundo real ou fique lá mesmo, não seu se morre ou fica viva. Vamos deixar suspense no ar.
Também é bom quando Alyssa e Jeb estão com o octobenus.
Olha, quem tiver lendo isso é bem legal o livro mesmo.
Recomendação minha!

Eu aprendi com o livro que não importa o que aconteça, vamos ter amigos; que não tem uma mentira que não seja desvendada e que tudo acaba de uma hora pra outra.


RESENHA " A MALDIÇÃO DO TITÃ", DE RICK RIORDAN, ESCRITA POR CAMILLY MIRANDA

   
           
Aluna Camilly Miranda
Estudante da E.E.E.F. José Pinheiro

           






O livro “A Maldição do Titã”, terceiro livro série Percy Jackson e os Olimpianos, escrito por Rick Riordan, conta como os campistas e as caçadoras sairão em missão para resgatar Annabeth e a deusa Ártemis capturada enquanto caçava um animal selvagem que foi esquecido com o tempo e agora sua existência ameaça a destruição dos Deuses.






Deusa Ártemis
         O acampamento Meio-sangue, lugar onde semideuses estão seguros e treinam para se fortalecer, está recrutando semideuses se preparando para uma possível guerra contra Cronos que está ganhando aliados e ficando mais forte. Sátiros (tem o corpo metade humano e metade bode) foram espalhados nas escolas para encontrarem possíveis meio-sangues. Grover é um Sátiro amigo de Percy Jackson. Ele pediu que mandassem ajuda para uma escola militar. Grover encontrou dois semideuses. Eles eram irmãos: Nico Di Angelo de 10 anos e Bianca Di Angelo de 12 anos. Uma Mantícora, um monstro com cabeça de homem, corpo de leão e cauda de escorpião queria os irmãos para leva-los ao “general”, mas foi impedido por Thalia, a filha de Zeus, por Annabeth a filha de Atena, por percy o filho de Poseidon, Grover e as caçadoras de Ártemis e a própria deusa Ártemis. A Mantícora caiu de um penhasco com Annabeth junto. 




          Os mais poderosos monstros que não são vistos a milhares de anos estão acordando. A Deusa da Caça Ártemis, saiu sozinha para caçar o mais importante de todos os monstros que pode causar a queda do Olimpo, mas ela foi atraída para uma armadilha e foi capturada.

           No acampamento, o Oráculo - uma múmia idosa que ficava sentada perto da janela do sótão da casa grande - revelou uma profecia que dizia que “a oeste cinco campistas e caçadores buscariam a Deusa acorrentada, um se perderia na terra ressecada, a desgraça do olimpo apontaria o caminho, a maldição do titã um iria sustentar e pela mão do pai um iria morrer”. A missão de resgatar Ártemis foi atribuída para Thalia, Grover, Zoe e Bianca, Percy os seguiu até meio caminho escondido depois se juntou a eles para a batalha. Eles teriam uma semana para salvar a deusa Ártemis para ela comparecer ao conselho dos deuses. Juntos enfrentaram o leão de Neméia. Ele era enorme tinha a pele dourada e impenetrável, garras prateadas. Para enfrentar o leão e destruí-lo precisavam trabalhar juntos.


       Após lutarem e vencerem o Leão de Neméia. Eles tiveram que fugir, pois o general mandou homens com pele cinza, olhos amarelos e através da pele via-se o esqueleto como um raio x. Os homens-esqueletos (assim Percy os chamava) os caçariam até matarem o seu alvo. Eles fugiram pegando o trem no metrô e trocando de trem várias vezes para despistar os homens-esqueletos. Pararam em uma pequena cidade entre as montanhas onde compraram comida para continuar viajando para o Oeste. E por um momento eles sentiram a presença do deus da natureza Pã, que está sumido a mais de um milênio. Ele mandou uma “benção” para ajudar: era um Javali selvagem, se eles conseguissem montá-lo, poderiam chegar mais rápido ao seu destino. Quando Thalia , Percy, Zoe, Bianca e Grover ficaram cercados e não tinham como fugir, o javali selvagem jogou os homens esqueletos para longe. E trabalhando juntos montaram no Javali.


        Com a ajuda do Javali chegaram a um lugar deserto, com um pequeno povoado. Durante à noite, cansados pararam para se aquecer e dormir um pouco. E conversando um pouco descobriu que Nico e Bianca passaram algumas semanas no hotel e cassino Lótus antes de irem estudar em Westover hall. Dois anos atrás Percy, Grover e Annabeth passaram algumas horas nesse hotel e quando saíram tinha se passado 5 dias, ou seja, Nico e Bianca são de outra época.                                               
                                                                                          
       Na estrada, apareceu do nada de dentro de um carro Ares, o Deus da guerra, e disse que ela queria conversar a sós com Percy. Era Afrodite, a deusa da beleza e do amor. Ela disse que o amor conquista tudo, para percy se concentrar em salvar Annabeth e esquecer a deusa Ártemis. Também aconselhou a eles que quando chegassem ao ferro velho de Hefesto não pegassem em nada.

         No ferro velho tinha objetos que não serviam mais aos deuses ou objetos amaldiçoados. Tinha cavalos de bronze quebrados, partes de estátuas humanas, carruagens destruídas, escudos e espadas de ouro e bronze empilhados. Para não se perder, seguiram em direção a estrela ursa maior para oeste. Ao chegarem na saída do ferro velho, foram surpreendidos por um  gigante de metal criado por Hefesto e estava ali para evitar que alguém roubasse algo. Bianca pegou uma pequena estátua que pensou que Nico gostaria. Percy teve a ideia de entrar no mecanismo de controle do gigante. Bianca se voluntariou para ir por ser culpa dela o gigante ataca-los. Ela entrou no gigante de metal e percy, Zoe Grover e Thalia continuaram se defendendo. O gigante se descontrolou e começou a bater nele mesmo. Partes do gigante começaram a cair: o braço, a perna depois o peitoral da armadura grega que usava até desmoronar por completo. Quando finalmente a fumaça abaixou, chamaram por Bianca e ela não respondeu.     




      E agora, Eles conseguiriam resgatar Ártemis a tempo? Será que Bianca morreu? E Annabeth, ainda estará viva? Que maldição é essa que um deve sustentar?  E quem será que morrereu pela mão do pai? Que animal é esse que tem o poder suficiente para ameaçar o Olimpo?

         O livro tem bastante mistério, novos personagens, aventura e um pouco de humor. A pessoa está lendo e começa a rir de besteira. Eu gostei muito do livro, mas teve personagens que eu achei que não precisavam morrer. Talvez o personagem fosse chato, às vezes, mas na hora da morte a pessoa para e pensa “ela (ou ele) não deveria morrer”. E quando você pensa que as surpresas acabaram, ainda tem mais revelações o que deixa o leitor curioso com o rumo que a história vai tomar nos próximos livros.