segunda-feira, 15 de agosto de 2016

RESENHA "MAR DE MONSTROS", DE RICK RIORDAN, ESCRITO POR CAMILLY MIRANDA APOLINÁRIO

        
Nunca desistir da batalha até ela acabar!

Autor da resenha: Camilly Miranda Apolinário
Estudante na Escola Estadual de José Pinheiro


     
     
O livro “O Mar de Monstros”, segundo livro da série Percy Jackson e os Olimpianos, escrito por Rick Riordan, conta uma nova aventura: Percy Jackson agora viajará para o mar de monstros, para encontrar seu amigo Grover, que foi capturado pelo ciclope Polifemo. O ciclope também possui o Velocino de ouro, que pode salvar a árvore de Thalia...

Percy Jackson é um garoto de 13 anos, que mora com a mãe Sally Jackson, na cidade de Manhattan em Nova York. Seu pai é o Deus grego dos mares, Poseidon. Nas férias de verão, Percy vai ao “Acampamento meio-sangue”, um lugar onde os semideuses estão seguros e treinam para se defenderem caso sejam atacados por monstros.



O acampamento tem uma barreira que é fortalecida pela árvore de Thalia. A alma de Thalia, semideusa filha de Zeus (deus dos céus), que foi transformada em árvore há seis anos quando morreu para proteger seus amigos, Annabeth, Grover e Luke. Agora a árvore estava morrendo, pois, foi envenenada. E o acampamento estava à mercê dos monstros.


Apenas o Velocino de Ouro poderia curar a árvore de Thalia. O Velocino é capaz de revitalizar qualquer terra onde for colocado. E encontrava-se numa ilha localizada no Mar de monstros conhecido pelos mortais como Triangulo das Bermudas. Na ilha morava um Ciclope adulto conhecido como Polifemo. Esse ciclope devorava sátiros, bodes e ovelhas. E não enxergava muito bem. E Grover era prisioneiro desse Ciclope. Grover é um sátiro, parte dele era bode. Ele viajou a procura do deus Pã, mas a natureza do Velocino era tão poderosa que confundia os sátiros e os atraía para o covil do ciclope. Nenhum sátiro jamais voltou após partir. Grover conseguiu enganar o ciclope se passando por uma mulher, mas ele sabia que isso não duraria muito tempo, então, fez uma conexão empática para se comunicar com Percy através dos sonhos, mas essa conexão também significaria que se Grover morresse Percy também morreria.

Percy também estava com problemas, acabou de descobrir que tinha um meio-irmão ciclope que se chamava Tyson. E Quíron (o diretor de atividades do acampamento) foi demitido. Em seu lugar, o diretor geral do acampamento, Dionísio (e deus do vinho), contratou Tântalo, um homem pálido, magro, cabelo grisalho, que usava um macacão laranja de prisioneiro. E ele tinha uma maldição: não podia comer nada, pois a comida se afastava quando ele tentava pegá-la. Tântalo não gostava muito de Percy (e nem se importava com o que acontecesse com o acampamento). Então ele atribuiu a missão de recuperar o velocino e trazê-lo em segurança para Clarisse. Percy não concordou com isso e com a ajuda de Hermes (o mensageiro dos Deuses, Deus dos ladrões e dos viajantes). Ele, Annabeth  e Tyson fugiram do acampamento para ir salvar Grover.  Embarcaram em um navio que acreditavam que poderia ajudá-los a chegar mais rápido no mar de monstros, mas o navio era comandado por Luke (o filho de Hermes, que no verão passado fingiu ser amigo de Percy e depois tentou matá-lo) que viajava com um sarcófago dourado que continha o corpo de Cronos (o titã pai dos deuses) que foi derrotado e jogado em um abismo no Tártaro, mas estava se reconstituindo.

Luke que prometera destruir os deuses, estava cada vez mais próximo de conseguir. Eles planejavam reconstruir o mundo do Zero. E para conseguir reconstituir o corpo de Cronos mais rápido, também planejava usar o Velocino.

Clarisse que estava a procura do Velocino  para salvar o acampamento, encontrou-se com Percy que tinha escapado de Luke e estava enfrentando a Hidra (um monstro de múltiplas cabeças) ao lado de Annabeth e Tyson.



A entrada do Mar de Monstros era guardada por Caríbdis e Squila. Caríbdis era um monstro do mar, que sugava o mar junto aos marinheiros e animais marinhos. E Squila  tinha cabeças de serpentes que arrancavam marinheiros dos navios. Juntas causavam redemoinhos e tempestades. Depois que eles entraram no redemoinho o navio sobrecarregado explodiu. E a última coisa que Percy lembrava antes de desmaiar era de Tyson estar no centro da explosão, o motor. Acordou em um bote salva-vidas no mar com Annabeth. Navegaram por horas e Annabeth contou sobre uma profecia que dizia que o próximo filho dos três grandes (Zeus, Hades e Poseidon) que completasse dezesseis anos seria uma arma perigosa, poderia salvar os deuses, ou destruí-los. Depois  encontraram algumas ilhas. Uma delas tinha um Spa dirigido por uma feiticeira chamada Circe. Ela enfeitiçou Percy e Annabeth, mas Annabeth livrou-se de seu controle, trouxe Percy a sua forma normal (a feiticeira o transformou em um Porquinho-da-índia) e fugiram em um navio de Piratas que também eram prisioneiros de Circe.



Ao chegarem à ilha que parecia mais um Paraíso (graças ao Velocino) do que um covil de um Ciclope, Clarissa estava presa com grover. E Polifemo já sabia que Grover era um sátiro. Eles enfrentaram o ciclope, mas quando Percy estava prestes a mata-lo, lembrou-se de Tyson e hesitou. O ciclope aproveitou para contra-atacar e quando estava prestes a matar Percy, Tyson o impediu. Ele sobreviveu à explosão do navio e agora salvou Percy outra vez. 


Annabeth estava muito ferida e, para salvá-la da morte usaram o Velocino. Clarisse e Grover a levaram para o navio, ficando apenas Percy e Tyson para enfrentar o Ciclope. Eles não o mataram o que causou a destruição do navio, mas voltaram com a ajuda dos cavalos-marinhos que Percy e Tyson chamaram. Percy enviou Clarisse de volta ao acampamento com o Velocino para ela completar sua missão. Agora, Percy, Annabeth, Grover e Tyson voltariam para casa, mas antes encontraram-se novamente com Luke. Percy conseguiu fazer Luke confessar para Dionísio (o diretor do acampamento) através de uma mensagem de íris, que ele era o culpado pelo envenenamento da árvore de Thalia. Assim, conseguiu com que Dionísio devolvesse o emprego á Quíron. E com a ajuda de Quíron (um centauro) e seus irmãos Centauros escaparam de Luke novamente. Eles não eram páreo para o exército de monstros de Luke, não conseguiram pará-lo seu plano de ressuscitar Cronos e destruir os deuses ainda estava em andamento.



De volta ao acampamento, colocaram o Velocino na árvore e aos poucos ela estava se curando. Dias depois, para a surpresa de todos, o Velocino não apenas curou a árvore, mas também trouxe Thalia (A filha de Zeus) de volta. E agora thalia poderia ser sua amiga ou sua pior inimiga. Quem é o semideus da profecia Thalia ou Percy?

O livro é muito bom. Eu recomendo muito para quem gosta de aventura e fantasia principalmente. A cada livro é uma nova história cheia de aventuras, surpresas e um final que faz você imaginar como será o próximo livro. O aprendizado desse livro foi: tudo pode acontecer antes do último minuto, então não podemos desistir antes de acabar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário