terça-feira, 23 de agosto de 2016

RESENHA "Â PIRÂMIDE VERMELHA", DE RICK RIORDAN, ESCRITA POR MARCELA LIMA SILVA



O Mistério da Mitologia Egípcia


Marcela Lima Silva
Estudante da Escola José Pinheiro

O livro "A Pirâmide Vermelha", de Rick Riordan, das Crônicas dos Kane, fala sobre Cater Kane um menino de 14 anos e sua irmã Sadie Kane de 12 anos. Desde a morte de sua mãe na agulha de Cleópatra, Sadie foi morar com os avós e Carter continuou com o pai, o arqueólogo Julius Kane viajando pelo mundo, fazendo várias pesquisas. Carter não ia à escola, diferente de Sadie que sempre ia, tinha amigas e tudo mais, menos o seu pai, ela só ia visitá-lo duas vezes no ano, que era no inverno e verão, pois aquele era o inesperado dia.


        Julius saiu para se encontrar com Sadie e levar ela e Carter para um museu chamado "British Museum", onde ele se encontrou pela última vez com a esposa. A única coisa que as crianças tinham ganhado do pai foi um amuleto: o de Sadie era chamado “Nó de Ísis”, e o de Carter era chamado “o Olho de Hórus”. Sadie também ganhou uma gata e colocou o seu nome como Muffin. No meio do caminho eles encontraram um homem estranho, de chapéu, óculos e um casaco escuro, seu nome era Amós,só depois eles descobriram que ele era tio deles.

        Ao chegarem ao British Museum Julius explodiu uma pedra preciosa chamada "Pedra de Roseta", onde libertou o deus Osíris e outros cinco, pois o quinto era o mais perigoso, seu nome era Set o deus das Trevas. Depois de ter destruído a pedra Julius foi trancado em um caixão e foi afundado sobre o chão, com o seu sumiço, as crianças embarcam em busca de achá-lo, junto com Amós seu tio eles vão nessa grande aventura e perigo.

            Eles seguiram no barco de Amós até chegarem em Nova York, a frente deles havia uma mansão, era a casa de Amós. Ela era muito espaçosa, havia uma biblioteca enorme. Abaixo da varanda havia uma piscina com um grande crocodilo branco chamado Filipe e também tinha um babuíno chamado Khufu. Sempre que eles dormiram seu "ba" (sua alma) saia para lugares, como a de Carter saiu várias vezes, descobrindo coisas e falando com vários Deuses.


        A biblioteca em que eles entraram tinha vários livros. Inclusive eles encontraram a bolsa em que seu pai sempre conduzia, dentro havia um boneco de cera que atende a todos os pedidos do pai deles. Muffin, a gata, já não estava na na forma de um gato, ela estava na forma humana, o seu nome era Bast a deusa dos gatos que sempre os ajudavam em tudo.

        Depois de terem descoberto que eles tinham o sangue dos faraós e faziam parte da Casa da Vida teriam que destruir Set e manda-lo de volta ao Duat, passando por vários portais, enfrentando perigos, lutando com homens metálicos, escorpiões e principalmente a deusa dos escorpiões, conheceram Zia Rashid que se tornou sua amiga e acompanhou eles nas lutas e perigos.

      Durante o caminho eles foram ao Salão da Eras, um lugar espaçoso, onde conheceram o Sacerdote-Leitor Chefe seu nome era Iskandar. No lugar tinha vários símbolos, imagens que eram lembranças. Os meninos contaram tudo desde o que aconteceu no British Museum, sobre tudo o que passaram, contaram sobre ter visto Set, que viu Phoenix e que o tio deles Amós estava preso depois de ter desaparecido. O Sacerdote colocou eles a prova para saber se eles eram bons. Eles teriam que ser aprovados ou morreriam para ser punidos pelo o que o pai fez. 

       Eles foram para Luxor. Lá era um canto deserto onde eles poderiam treinar fazer a prova, então começaram. Carter invocou um Falcão até de repente aparecer um jovem para trazer a notícia que Iskandar morreu, pois já estava muito doente, mas agora que iria ficar no lugar dele era Desjardins, pois ele iria mandar mata-los, por isso eles teriam que seguir só e deixar Zia para trás, porque quando eles se encontrassem seriam inimigos.

      As crianças descobriram que eram hospedeiros de deuses, pois Carter hospedavam Hórus, o deus dos céus e Sadie hospedava Ísis a deusa do amor. Eram eles que ajudaram nas magias e lutas. Bast disse que tinha um livro escrito pelo deus Tot o deus da escrita e sabedoria e que esse livro estava na casa de Desjardins na Rua das Pirâmides, então eles foram para lá.



       Ao chegarem na mansão de Desjardins na forma de pássaros, Carter e Sadie subiram voando e entraram na biblioteca enorme. Era tão grande que era difícil de achar o livro, então eles pegaram o homenzinho de cera o Doughboy que atendia aos pedidos, o bonequinho mostrou um livro com o título "livro para invocar morcego de fruta". Carter o guardou, em seguida, a casa tremeu o homenzinho de cera mostrou o livro de Tom para destruir Set. Ele pegou o livro e saiu da casa, junto com Sadie e Bastet eles entraram em um portal. 

       Assim que entraram no túnel foram parar em uma torre muito alta onde Sadie foi dormir e seu "ba" saiu e se encontrou com Nut a deusa do céu: deusa-mãe. Nut era mãe de Set e outros quatros ela era a esposa de Geb por isso ela pediu que Sadie entregasse uma caratê para Gen, pois não o via havia muito tempo. Ela deixou nas mãos de Sadie uma pasta com passagens de avião para Memphis.

       Assim que Sadie acordou, Carter e Bastet estavam ajeitando tudo, porque o seguidor de set estava  atrás deles. Seguiram para o aeroporto e entraram em um avião, foi quando Carter viu que o animal estava atacando as pessoas. Então ele saiu para ajuda-los, lutando com o seguidor de Set. Ele conseguiu prende-lo por um bom tempo enquanto viajavam. Eles pararam em Memphis, Khufu estava lá e os levou para conhecer Tot e pedir o que queriam.

      Ao vê Tot e ter pedido que ele lesse o livro sobre como derrotar Set, Tot pediu que  eles fossem buscar algo muito valioso pra ele na tumba de um mago. Então Carter e Sadie foram antes que o dia do Demônio chegasse, pois era o dia em que Set completaria o ano e terminaria de construir a Pirâmide Vermelha, então eles foram.

      Eles foram para Graceland, enfrentaram dois monstros muito fortes e pegaram o colar e voltaram para onde Tot estava. Tot não leu o livro, mas disse que o feitiço só poderia ser dito na frente de Set, e que eles teriam que ir ao salão do Julgamento para conseguir a pena da verdade, pois  teriam que pedi-la a Anubis, o deus dos mortos, filho de set.

       Entraram em um barco com o nome “Rainha Egípicia”, seguiram até encontrarem uma figura de dois metros de altura, seu nome era shezmu. Eles conseguiram derrotá-lo fazendo o portão se abrir. O barco parou. Carter, Sadie e Bastet desceram e foram para o salão do julgamento onde Sadie foi conversar com Anúbis para pedir a pana da verdade, depois de muitas tentativas ela conseguiu fazer com que ele entregasse.

      Já era o segundo dia do demônio. O dia em que Set completaria o ano e terminaria a Pirâmide Vermelha, pois seu poder aumentaria muito mais e ele destruiria tudo. Eles foram para El Paso, Texas, abaixo havia um rio, eles desceram, enquanto Sadie tentava falar  com Neftis, Carter saiu seguindo umas Pessoas, até entrar em um rio, mas com poucos minutos, foi jogado para fora e um crocodilo saiu e começou a ataca-los. Carter lutava com um até ver que  Sadie tinha sido atingida, Bastet continuou lutando e para salvar as crianças. Ela usou toda força e matou um monstro que tinha aparecido e também os crocodilos. 

        Sem forças, Bastet voltou a forma Muffin e desta vez talvez para sempre. O crocodilo Filipe apareceu e começou a lutar contra os outros. Amós também tinha aparecido. O BA de Sadie saiu enquanto ela estava desmaiada  e foi parar onde Geb o marido de Nut estava. Ela entregou a cartinha em que Nut pediu para ela entregar.

         No dia seguinte Muffin foi levada de volta ao Brooklyn, junto com khufu. Lá em Las Cruces eles encontraram Zia, mas Desjardins e sua turma da Casa da Vida vinha para mata-los. Amós ficou distraindo-os enquanto as crianças fugiram junto com Zia. Durante a embarcação o barco caiu e explodiu, por isso eles teriam que ir para Phoenix de caminhão, no meio ao caminho eles encontraram Amós que tinha conseguido distrair os inimigos. 

           Zia estava muito cansado para falar o nome secreto de Set, mas ela fez um esforço, mas quando ia falar Carter e Amós entraram dizendo que a tempestade de Set estava muito perto. Faltava menos de um quilômetro para eles chegaram na montanha, até lá tudo estava vermelho, eles se transformaram em nuvens para poder atravessar, chegaram ao outro lado e se esconderam. Tinham vários Demônios e para a Pirâmide ser completado faltava só o piramidião, então mais uma guerra perigosa iria começar...
         O que será que vai acontecer ? Será que eles vão destruir Set e libertar o pai e o povo?

     Eu gostei bastante desse livro e aprendi que devemos lutar pelo que queremos e se no final não conseguimos o que desejamos, vamos levantar a cabeça e seguir em frente.






Nenhum comentário:

Postar um comentário