quinta-feira, 10 de agosto de 2017

RESENHA "EU SOU O ÚLTIMO JUDEU", DE CHIL RAJCHMAN, por Hithelli Larry

Eu sou o ultimo judeu...


Bom, o livro "eu sou o ultimo judeu" é um relato de um sobrevivente do holocausto, Chil Rajchman. Ele e sua irmã foram levados para Treblinka, que era um campo de extermínio, onde as pessoas chegavam para morrer, e muitos dos poucos que eram escolhidos para trabalhar, sofriam crueldades horríveis que ele relata no livro.




O livro é bem fácil de ler, só não é bom de entender algumas palavras. Eu li duas vezes para entender o livro, pois ele é muito demasiado complicado (algo que está ou se encontra acima do considerado normal). Eu tentei lê uma só vez, mas sempre pausava para entender algumas coisas e sempre aparecia as crueldades na minha imaginação.


O que me levou a ler o livro foi que estamos estudando em sala de aula o assunto da Segunda Guerra Mundial. O livro é muito bom! gostaria que todos lessem este maravilhoso livro. Acho interessante que ele vai direto ao ponto e é contado por um narrador que não se afasta das crueldades, ele fala uma por uma com direito a detalhe bem "cru".


No livro não é aquele drama que a maioria dos livros do mesmo gênero romance tem. Ele tem poucas páginas e consegue ser bem difícil de digerir.


Tem uma parte que o narrador fala quando eles raspavam as cabeças das mulheres para mata-las. Teve uma que gritou "não faça isto! você também é judeu!'' e ele olhava tudo aquilo e não podia fazer nada. Tinha uma senhora que quando soube que seu filho poderia estar trabalhando para os nazistas, ela disse que podia morrer em paz. É tanta crueldade que não cabe em uma só resenha. É um relato muito forte! Vale realmente a pena ler, ainda que se trate de um assunto tão triste e revoltante.

Bom, termino esta resenha com uma simples palavra ''GRATIDÃO''... por um pouco do aprendizado sobre o nazismo e um pouco do que os judeus passaram. Recomendo este livro para todos, pois ele é muito bom!


''Chil Rajcman (1914-2004) casou-se após a guerra com Lila, com quem teve três filhos. Em 1946 trocou a Polônia pelo Uruguai, onde viveu até a morte. Testemunhou em vários processos contra ex oficiais da SS nazista."

Nenhum comentário:

Postar um comentário