quarta-feira, 26 de julho de 2017

RESENHA SOBRE A "SEGUNDA GUERRA MUNDIAL" por Camilly, Marcela, Lucas, Thainá, Élida e Edvânia


A Segunda Guerra Mundial foi um grande conflito que afetou o mundo inteiro. A guerra durou cinco anos e mudou a estrutura do mundo. O mundo foi dividido em dois. Estima-se que morreram de 50 a 80 milhões de pessoas, dos quais a maioria eram inocentes. Foi causada principalmente por insatisfações e conflitos ainda da Primeira Guerra Mundial.
Seminário dos alunos Lucas, Thainá, Edvânia, Élida, Marcela e Camilly


Na Alemanha, o povo estava inconformado com o tratado de Versalhes. No fim da primeira guerra, os “perdedores” assinaram um documento de paz, que tinham várias imposições à Alemanha, o exército foi limitado a 100 mil homens, a Alemanha pagou uma indenização pelos prejuízos causados na guerra e muitas outras exigências. Isso gerou ainda mais ressentimento e ódio. Em 1919 um partido político foi criado, começou a crescer rapidamente. Ficou conhecido como o Partido Nazista.

O partido nazista se aproveitou da crise de 1929, que afetou a economia da Alemanha, que já estava baixa, para "tomar o poder", eles começaram a introduzir as suas crenças, dando algo como esperança para o povo alemão.

O partido nazista era liderado por Adolf Hitler que idealizou restaurar a grandeza da Alemanha. E, aos poucos, as pessoas começaram a acreditar que os descendentes do povo ariano, originários do Planalto Iriniano, localizado no Oriente Médio, eram a linhagem mais pura e todas as outras "raças inferiores" deveriam trabalhar para eles.

Em 1925 o Partido criou a SS, uma organização paramilitar, liderada por Heinrich Himmler, para proteger Adolf Hitler. O comandante da SS era tipo um arquiteto de um renascimento religioso, que deveria substituir o cristianismo Alemão pelo paganismo.

Eles acreditavam que os arianos eram descendentes de Deuses nórdicos e que tinham poderes. Só que esses supostos poderes estavam adormecidos, porque eles tinham cometido o pecado da mistura de sangue; mistura de raças e por causa disso viraram meros mortais, mas ainda assim acreditavam que esses poderes poderiam ser invocados através de rituais e cerimônias apropriados. O lugar principal onde esses rituais aconteciam era em um castelo no coração da Alemanha.

Em 1933, o partido nazista Alemão venceu as eleições e Hitler como chefe do governo começa a re-militarizar o país, o que era proibido no tratado de Versalhes.

Em 1934, o presidente Alemão morre e Hitler foi nomeado presidente em seu lugar. Como novo presidente, Hitler transformou a Alemanha em um estado totalitário fascista, que controlava quase todas as liberdades individuais. Todo o poder foi centralizado nas mãos dele e a sua palavra estava acima de todas as leis. Em 1935 a bandeira nazista se tornou a única bandeira da Alemanha.

A Áustria e a Tchecoslováquia foram tomadas em 1938 e, em 1939, Hitler fez um acordo com Josef Stalin, em que manteriam neutralidade um com o outro e dividiriam ao meio a Polônia que foi tomada no mesmo ano. E ainda neste ano a França e a Inglaterra declararam guerra a Alemanha por terem quebrado o tratado de Versalhes.

Baseando-se nas Alianças políticas da época, criaram o Eixo, uma Aliança entre a Alemanha, Itália e o Japão; do outro lado ficaram os Aliados, uma união entre França, Inglaterra, Estados Unidos e União Soviética.

Os Estados Unidos declararam guerra ao Eixo em 1941, quando os japoneses atacaram a ilha do Hawaí. E ainda em 1941, as tropas nazistas atacaram a URSS de surpresa e a URSS se juntou com os aliados contra a o Eixo.

Judeus e outros grupos foram perseguidos ou assassinados. Um exemplo disso foi o Holocausto, que perseguiu e exterminou sistematicamente aproximadamente seis milhões de judeus. Além dos judeus, outros grupos foram perseguidos, como os ciganos, deficientes físicos e mentais, poloneses, russos, comunistas, socialistas, católicos, democratas, jornalistas, testemunhas de Jeová e homossexuais.





Em 1944 houve um atentado contra Adolf Hitler: O coronel Claus Von Stauffenberg levou uma bomba em uma pasta para uma reunião de lideranças e deixou próxima de Hitler. Porém, Hitler sobreviveu e prendeu os responsáveis que depois foram executados. No dia 30 de Abril de 1945 Adolf Hitler se suicidou. Com a morte de Hitler a rendição nazista era uma questão de tempo.
No dia 8 de Maio, a Alemanha Nazista se rendeu. O documento assinado indicava que a Alemanha seria "completamente desarmada" e haveria a liquidação do partido nazista.
Mesmo depois da rendição da Alemanha o Japão resistiu, e como "resposta" os Estados Unidos Lançaram uma bomba atômica em Hiroshima, e, ainda assim, o Japão demostrou resistência e três dias depois os Estados Unidos lançaram outra bomba, dessa vem em Nagasaki e assim o Japão se rendeu em setembro de 1945.


No dia 8 de Maio, a Alemanha Nazista se rendeu. O documento assinado indicava que a Alemanha seria "completamente desarmada" e haveria a liquidação do partido nazista.

Mesmo depois da rendição da Alemanha o Japão resistiu, e como "resposta" os Estados Unidos Lançaram uma bomba atômica em Hiroshima, e, ainda assim, o Japão demostrou resistência e três dias depois os Estados Unidos lançaram outra bomba, dessa vem em Nagasaki e assim o Japão se rendeu em setembro de 1945.

Nenhum comentário:

Postar um comentário